Nesta terça-feira (17) as penitenciárias de Marília e região liberarão mais de 900 presos para a famosa “saidinha do Dia dos Pais”. Na Penitenciária de Marília serão liberados 439 detentos, e no Centro de Ressocialização (CR) serão mais 140 reeducandos. Já na Penitenciária “Valentim Alves da Silva” da cidade Álvaro de Carvalho serão mais 134 presos que deixarão temporariamente a Unidade. Nas duas Unidades de Gália serão mais 196 presos liberados com sistema e vigilância.
A previsão de retorno dos detentos é até o dia 23 de junho e caso não retorne dentro do prazo são considerados como foragidos da Justiça.
O assunto da saidinha dos detentos é constantemente retomada devido ao medo de grande parte da população, já que liberação dos detentos pode pôr em risco a segurança dos cidadãos.
Este ano, na primeira saidinha, houve registro de baixa evasão nas Unidades prisionais de Marília, que é quando o prisioneiro não retorna dentro do prazo determinado.
O calendário da saidinha dos detentos é definida no estado de São Paulo pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Confira o calendário de 2025/2026:
17 a 23 de junho
16 a 22 de setembro
23 de dezembro de 2025 a 03 de janeiro de 2026
Tupã